The Wonders of My Universe

Junho 15 2009

Bem, após mais umas semanas sem dizer nada volto ao activo para falar sobre um tema que me parece interessante. Ao longo deste tempo de ausência muita coisa aconteceu. Para além de trabalho, trabalho e trabalho também houve tempo para visitar o Imaginarius em Sta Maria da Feira (onde presenciei os La Fura del Baus e teatros/eventos de rua), Serralves (nas suas 40 horas non-stop) e a Feira do Livro. Mas não é sobre isso que venho aqui falar. Vou aproveitar para recuar uns anos até 2004. Em Setembro desse ano vinha na Revista do Expresso uma reportagem sobre um site  (www.couchsurfing.org) em que o objectivo do mesmo era a interacção entre todos os cidadãos a nível global. Essa interacção tinha como objectivo principal o alojamento de pessoas de outros locais (sejam nacionais ou estrangeiros) com a simples cedencia de um couch para eles (vulgo sofá). Na altura pareceu-me engraçado e registei-me no site, mas confesso que nunca o utilizei verdadeiramente.

 

Esta semana, por visita de uma amiga minha de Lisboa, conheci gente utilizadora desse serviço e que já receberam dezenas (alguns centenas) de pessoas desse mundo fora e viajaram também para casa de CouchSurfers nos quatro cantos do mundo.

 

Tive igualmente contacto com alguns visitantes de fora, nomeadamente 3 indianos (de Nova Deli) e uma americana (da California). E uma vez que em tempos de crise a poupança do alojamento quando se vai de férias é importante voltei a dar mais um pouco de atenção a esse site. Até porque acho que para se conhecer o mundo e as diferentes culturas existentes não importa só viajar e ver in loco as mesmas, o contacto com os locais é igualmente muito importante.

 

O CouchSurfing, pelo que soube, não é só e apenas o dar alojamento aos visitantes. Pode-se estar inscrito e ceder apenas tempo para "coffee or drink", para mostrar a cidade, para convivio, para participar nos jantares que os utilizadores organizem bem como eventos similares. É obvio que não se deve alojar ou confiar em quem quer que nos apareça à frente, e devido a isso há verificações de segurança por parte do site, nomeadamente diferentes níveis de pontuação em que para se atingir (apenas) o segundo é enviada uma carta para a morada do utilizador com os códigos que posteriormente têm que ser inseridos pelo mesmo. Esta verificação consiste para se ter a certeza de que a morada do utilizador é uma morada verdadeira e não falsa. Há também feedbacks de alojados e alojantes que partilham a sua opinião sobre cada utilizador.

 

Ora posto isto, e uma vez que de momento fiquei com um quarto disponivel em casa, resolvi voltar à carga ontem. E posso-vos dizer que de 18 a 20 de Junho vou ter um casal (um brasileiro e uma polaca) em casa que vêm cá ao Porto para uma conferência que vai haver na Universidade do Porto (estão ambos a tirar o doutoramento em espanha).

 

A ver vamos como corre. Depois dou feedbacks! 

publicado por Wonder Shadow às 18:11

Novo desafio no 100jeito para ti ;)

Passa lá
100jeito a 20 de Junho de 2009 às 17:10

Tu tb andaste ausente. Espero que tenha corrido tudo bem :)

Vou tentar fazer a descrição ainda hoje e responder ao desafio ;)

Beijinho grande!

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

21
22
23
24
26
27

28
29
30


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO